Lei dos Alvarás é aprovada na Câmara

Vereadores aprovam taxa de alvará anual proposta pela Prefeitura

Comércio varejista » 31/01/2011

Apesar da forte mobilização do setor produtivo, que em todas as sessões da Câmara compareceu em peso, a Lei dos Alvarás acabou sendo aprovada nesta terça-feira (21/12) por 18 votos a favor e 13 contra. Na votação das emendas foram 19 votos a favor e 12 contra.

A sessão teve início com o manifesto de alguns vereadores contra o Projeto de Lei Complementar que propõe a cobrança anual do alvará apresentado pelo Executivo. Biléo Soares foi o primeiro a falar na tribuna, seguido dos vereadores Arly de lara e Petterson Prado. Segundo eles, a prefeitura não tem estrutura para criar esta lei. “A prefeitura está preocupada apenas com a cobrança porque a fiscalização não vai existir. Não é uma lei que se esquece”, afirmou Prado. Para Rafa Zimbaldi, se o departamento de urbanismo funcionasse como deveria, a cobrança poderia até fazer sentido. “Mas não funciona", protestou.

O vereador Valdir Terrazan desafiou os vereadores a favor do projeto de lei para que se manifestassem. “Não estou vendo nenhum vereador defender o projeto na tribuna. Eu gostaria de ver. Qual seria o motivo? Não querem assumir diante do povo?", questionou.

Logo em seguida, o vereador Artur Orsi pediu a retirada do projeto da pauta com base no artigo 121 do regimento, que obriga a apresentação de uma cópia de toda a legislação referente ao alvará junto com a proposta apresentada, além da cópia do projeto em si. “E falta a Lei 12.471 entre estes anexos”, disse o vereador. A sessão acabou sendo interrompida para que o pedido fosse avaliado pelos vereadores junto à assessoria jurídica da Câmara. “O pedido não procede”, disse o presidente da mesa, vereador Aurélio Cláudio, sob gritos de protestos dos empresários que lotavam o plenário.

Após a aprovação do projeto os manifestantes, que levaram apitos e faixas, ficaram exaltados. "Não sabem o que é pagar aluguel e pagar salário", gritavam. O clima ficou ainda mais tenso quando alguns jogaram moedas contra alguns vereadores que votaram a favor, marcando assim o encerramento da sessão. “Para nós é uma tristeza muito grande, mas as entidades representativas do empresariado de Campinas saem unidas e fortalecidas. A mobilização vai continuar”, destacou Sanae. O projeto será agora sancionado pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Veja quem votou contra (não) e a favor (sim) da Lei dos Alvarás.

Politizador do Brasil (PMN) ausente
  Tadeu Marcos (PTB)   sim
  Thiago Ferrari (PMDB)   sim
  Zé Carlos (PDT)   sim