Fotos tiradas por alunos do EJA na Caminhada Fotográfica orientada pela equipe do Conexão Social Sindivarejista estarão em exposição na Feira Literária de Indaiatuba

Exposição tem fotos de alunos do EJA na Feira Literária de Indaiatuba

Conexão Social Sindivarejista » 19/10/2011

Quem visitar a Feira Literária de Indaiatuba no próximo sábado (22/10) terá a oportunidade de ver a Mostra Fotográfica Coletiva dos alunos do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) das EMEBs Leonel José Vitorino Ribeiro e Vicente Bernardinetti (Viber). A exposição, organizada pelo Programa Conexão Social Sindivarejista em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Sesc e Senac, reúne 80 fotografias produzidas pelos estudantes durante uma caminhada fotográfica realizada no dia 25 de setembro.

Divididos em dois grupos, sendo um pela manhã e o outro no período da tarde, os alunos participaram da atividade coordenada pelo Conexão Social, saindo da Concha Acústica e percorrendo a região central de Indaiatuba. Durante o passeio eles registraram as transformações da paisagem provocadas pelo consumo. A caminhada encerrou a oficina realizada com os alunos com o objetivo de despertar um novo olhar a partir da produção fotográfica.

A partir do dia 24 de outubro, a mostra percorrerá alguns espaços públicos de Indaiatuba. Em 2012 as fotografias continuarão expostas na cidade em locais a serem definidos. As fotos também podem ser vistas na exposição virtual montada no site do Programa Conexão Social (www.conexaosocial.org.br).

Além das fotos, alunos e professores vão expor mais de cem livros produzidos por eles com receitas a partir da sobra de alimentos, além de outras dicas para evitar o desperdício de comida, de dinheiro e de energia, gerando economia e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente. A confecção dos livros com materiais recicláveis é resultado das oficinas coordenadas pelo Conexão Social.

Consumo sustentável

Desenvolvido desde 2006 pelo Sindivarejista de Campinas e Região, o Programa Conexão Social chegou em Indaiatuba no dia 3 de maio, quando os professores das duas escolas participaram de uma oficina sobre consumo sustentável.

As atividades prosseguiram com os alunos, que assistiram a uma peça teatral com os personagens Gastão e Poupança. De uma maneira bastante divertida, eles ensinaram como fazer o orçamento familiar. O programa envolveu ainda duas visitas aos supermercados Pão de Açúcar e São Vicente, onde os estudantes aprenderam sobre a cadeia produtiva. O objetivo foi sensibilizá-los sobre os impactos de todo o processo de produção no meio ambiente.

Serviço:
Mostra Fotográfica Coletiva dos alunos do EJA das EMEBs Leonel José Vitorino Ribeiro e Vicente Bernardinetti (Viber)
Realização: Programa Conexão Social Sindivarejista em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Sesc e Senac
Local: Feira Literária de Indaiatuba, no Centro Esportivo do Trabalhador (Av. Conceição, 1.885, Cidade Nova)
Data: sábado (22/10)
Horário: das 9h30 às17h.

Fonte:
Adriana Menezes e Araceli Avelleda (Assessoria de Imprensa Sindivarejista)
imprensa@sindivarejistacampinas.org.br
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br
araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br
Visite o nosso site: www.sindivarejistacampinas.org.br